Tcheka & Mário Laginha
Sábado | 28 de Maio | 21.30h | Avenida 1º de Maio | Outdoor
Um dos grandes nomes de Cabo Verde, Tcheka, junta-se a um dos grandes pianistas do nosso país, falamos de Mário Laginha, num concerto único e improvável, numa fusão única da música cabo-verdiana com o melhor jazz nacional.
Tcheka é uma figura de proa na música de Cabo Verde. Nascido num lugar recôndito da Ilha de Santiago, criou um estilo único que testemunha as influências que recebeu à escala global. A sua música flui naturalmente, resistindo a qualquer tentativa de categorização fácil, dadas as referências a diversos géneros oriundos de Cabo Verde, como o jazz africano, a música folk, o blues e o rock.
Mário Laginha é um dos nomes portugueses com maior reconhecimento internacional, ou não seria convidado para os principais festivais de jazz europeus. Considerado um génio na sua arte pela imprensa especializada, tem articulado uma forte personalidade musical com uma vontade imensa de partilhar a sua arte com outros músicos e criadores. Desde logo, com Maria João, de que resultou num dos projectos mais consistentes e originais da música portuguesa, com mais de uma dezena de discos e muitas centenas de concertos em salas e festivais um pouco por todo o mundo.
Tcheka e Mário Laginha formam uma dupla musical alicerçada na amizade e no respeito mútuo pela música de cada um. Neste concerto, reúnem diversos géneros e influências e apresentam um repertório de composições originais, com melodias que combinam guitarra, piano e voz.
Para Mário Laginha, fazer música é sobretudo um acto de partilha. E tem-no feito com personalidades musicais fortes e das mais distintas áreas. Tcheka é mais um companheiro de estrada que o transporta para um universo que o desafia a reinventar-se enquanto músico.